“SALVADOR CAPITAL MUNDIAL”

 .

texto de JOLIVALDO FREITAS*

.

Virou clichê, mas Salvador está estagnada. Uma prova cabal disso é que muitos “alienígenas” que aqui aportaram nos anos 1980, fugindo de São Paulo e Rio de Janeiro estão voltando para casa ou seguindo viagem para outros lugares. Não aguentam mais os engarrafamentos, o alto índice de violência e a falta de estrutura.

Vários amigos já se foram em busca de uma cidade melhor para criar filhos e netos e ter menos estresse. “Salvador está precisando de um choque geral”, pontuam na partida. O soteropolitano está perdendo o elã. Ri dos engarrafamentos, por exemplo, de forma sardônica. Todos cobram dos administradores uma iniciativa que sirva como divisor das águas.

Tanto que entendo que o projeto do governo municipal de pomposo título “Salvador Capital Mundial” é válido e cria certa perspectiva. A iniciativa, entretanto, já vem sendo bombardeada. Afirma-se que a Ponte de Pituaçu vai beneficiar empreiteiros. A Linha Viva vai fazer a felicidade dos especuladores imobiliários e uma nova rede de transporte será o Eldorado para os empresários.

Claro! Sempre haverá alguém sendo beneficiado. A cidade não é mais uma imensa Mata Atlântica com terras devolutas. Cada centímetro tem dono. Isso desde antes da chegada do primeiro governador geral do Brasil, que já trouxe na manga os acertos da Coroa com a Capitania Hereditária. Quando Salvador foi construída se beneficiaram o empreiteiro, o arquiteto e os nativos.

Se não for um dono de terreno será um outro. Se não for uma imobiliária, virá uma outra. E, todos sabem que basta a disseminação de uma ideia para que áreas da cidade, antes sem valor, passem a custar o inimaginável. Isso vem ocorrendo hoje com o bairro do Santo Antônio Além do Carmo e com o bairro da Boa Viagem. Portanto, é necessário discutir os projetos, mas tendo-os projetados e não em figura de miragem. A cidade está travada. Os habitantes estressados. Salvador vem perdendo sua característica de metrópole light e não basta a linda paisagem. Tem de ser boa para quem a ama e vivencia. Como está não dá.

.

*Jolivaldo Freitas – Jornalista, escritor, editor do blog Joli: http://www.jolivaldo.blogspot.com/

.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: