PROF. JORGE PORTUGAL LANÇA DESAFIO

Foto de MAURÍCIO REQUIÃO

COMPETIÇÃO DE CONHECIMENTOS

.

texto de ANDRÉA FERNANDES*

.

O Tô Sabendo, novo programa de Jorge Portugal em rede nacional, estará estreando amanhã, dia 23 de fevereiro, um desafio para os alunos de escolas públicas de Salvador, Belém e São Paulo. É o Tô Sabendo Desafio que irá ao ar pela grade de programação da TV Brasil e emissoras associadas às terças e quintas, às 17h30.

Em janeiro Jorge estreou o Tô Sabendo Revista, que é veiculado aos sábados, às 18hs. Neste, Jorge entrevista professores, especialistas e profissionais sobre assuntos relevantes para o novo Enem, vestibulares e concursos de todo o país.

A iniciativa traz pontos importantes e inéditos para a programação da televisão brasileira e para a educação desse país. É o primeiro programa voltado para alunos de escolas públicas do ensino médio do país e o primeiro jogo de conhecimentos com as características mencionadas acima (público alvo e conteúdo específico). É também o primeiro programa produzido na Bahia veiculado em rede nacional por um período prolongado.

.

Duplas de jogadoras. Foto de MAURÍCIO REQUIÃO

O Tô Sabendo – programa fruto de uma parceira entre o Ministério da Cultura (MinC), através do programa Mais Cultura, e do Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) – inicia nova fase com uma competição de conhecimentos gerais e específicos entre os estudantes do último ano do ensino médio, é o Tô Sabendo Desafio.

A competição é liderada pelo educador e apresentador Jorge Portugal que faz perguntas e desafia as equipes, abordando os conteúdos escolares de maneira interdisciplinar. Participam da maratona de conhecimentos alunos de colégios públicos de Salvador, Belém e São Paulo.

Os primeiros competidores do programa a testar seus conhecimentos são os alunos do Colégio da Polícia Militar Unidade II Lobato e Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, ambas de Salvador (BA).

Na opinião da diretora pedagógica do Colégio da Polícia Militar Unidade II Lobato, Eliane Bastos, o projeto é uma oportunidade para que os alunos da escola pública adquiram uma melhor condição para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o estudante de escola pública na universidade.

A iniciativa é maravilhosa, a gente acredita que o potencial desses alunos vai ser bem explorado e todos vão ver como tem gente boa dentro da escola pública”, diz a diretora.

Eliane também aponta o Tô Sabendo como uma excelente oportunidade para mudar a imagem que a sociedade alimenta da escola pública:

Nós muitas vezes fomos desprovidos de uma série de coisas e quando a gente tem uma oportunidade de mostrar para o mundo que o trabalho que a gente realiza é bom, a gente abraça com todas as forças”.

Alunos de escola pública torcem. Foto de MAURÍCIO REQUIÃO

Já o estudante Roberto Pitiloco, do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, acredita que o programa vai ser um estimulo para outros alunos que ao verem a participação dos jovens no desafio se sentirão estimulados a estudar mais.

A gente tem que aproveitar o que surge, buscar conhecimento e estar bem na escola”, complementa o estudante.

Em janeiro, o Tô Sabendo estreou na grade de programação da TV Brasil com temas específicos, comentados por professores e/ou especialistas. É o Tô Sabendo Revista que vai ao ar todo sábado, às 18 horas (horário de Brasília). O programa já recebeu convidados como Arnaldo Antunes, Pasquale Cipro Neto, os professores de geografia e física, respectivamente, Yomar Seixas e Paulo Bahiense, o diretor da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Mitermayer Galvão dos Reis, entre outros

.

***

PERFIL DE JORGE PORTUGAL

.

Jorge Portugal é um baiano eclético, nascido em Santo Amaro da Purificação. É professor autodidata de Língua Portuguesa e Redação, poeta, compositor e cantor, além de idealizador e coordenador de projetos culturais.

Jorge também é escritor, articulista do jornal A Tarde, conselheiro da Fundação Pierre Verger desde 2008 e foi membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, no período de 1999 a 2007.

Poeta, cantor e compositor

Na condição de poeta, compositor e cantor, Jorge tem sua carreira artística dedicada à tradução das mais genuínas manifestações da cultura brasileira. Sem perder a sintonia com o que vai pelo mundo, nem com as influências contemporâneas, o seu trabalho musical tem-se afirmado ao longo desses anos pela singularidade do seu estilo e pela aceitação popular que o mesmo consegue.

Hoje suas composições são executadas em várias partes do mundo, ganhando dimensão nas vozes de intérpretes consagrados como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Tânia Alves, Raimundo Sodré, Araketu, Fafá de Belém, Sandra de Sá, dentre outros tantos artistas que já o gravaram.

Em sua experiência como apresentador Jorge traz na bagagem a idealização e apresentação do quadro É assim que se escreve – TV Bahia (2000 a 2002). E na Rede Bahia de Comunicação foi consultor e apresentador do programa Aprovado! – programa-revista de educação e cultura veiculado semanalmente de 2001 a 2009, quando Jorge amplia a proposta para ser exibido em rede nacional, dando origem ao Tô Sabendo.

.

*Andréa Fernandes – Assessora de Comunicação do Projeto Tô Sabendo

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “PROF. JORGE PORTUGAL LANÇA DESAFIO”

  1. jbarreto Says:

    esse mulato santamarense, parceiro de Roberto Mendes e Bethânia, professor por vocação, é um desses baianos retados. tá fazendo mais pela juventude e pela segurança deste país do que todos os políticos pretensiosos que conhecemos.
    que todos os deuses, inclusive o único, orixás, caboclos e encantados das matas do recôncavo lhe deem luz, saúde e axé.
    divulguemos, isso faz bem ao país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: