JORGE PORTUGAL EM REDE NACIONAL

Faltam poucas horas para a estreia de Jorge Portugal como apresentador do TÔ SABENDO, novo programa da TV Brasil, reproduzido em todo o país pelas tevês educativas e de cultura de cada estado. Será neste sábado às 18 horas pelo Horário de Brasília e 17 horas para as regiões onde não há Horário de Verão.

Abaixo, transcrições de artigo do próprio Jorge Portugal anunciando o programa, publicado em Opinião do jornal A Tarde, e um release da  TVE da Bahia.

.

TÔ SABENDO:

O APROVADO NO BRASIL

.

texto de JORGE PORTUGAL*

.

Neste sábado, dia 23 de Janeiro, estreia em rede nacional, pela TV Brasil, o programa TÔ SABENDO. Aqui na Bahia, poderemos vê-lo sintonizando a TVE, canal 2.

Foi uma luta de dez anos. Lembro-me do primeiro minuto de concepção do programa, que viria a chamar-se Aprovado!, aqui em nosso estado, quando tentei juntar num formato “venenoso”, um pouco de aula de cursinho, um tanto de MTV e um eixo de talk-show. Achei que, se o tempero desse certo, poderia grudar o olhar da moçada na tela da TV. Imediatamente corri para dois queridos amigos, Albérico Mascarenhas( então secretário estadual da fazenda) e Rodolfo Frederico Tourinho (então Diretor-Executivo) da Rede Bahia e apresentei-lhes o projeto. Aposta de alto risco. Um programa de educação e cultura, dirigido a estudantes pobres da rede pública, na tela de uma TV aberta, filiada da Globo, patrocinado pelo governo do estado, tinha tudo para ser chato, ou então carimbado como “chapa-branca”, e tornar-se um campeão de rejeição da audiência.

Mas o formato era “mortal” e a necessidade social, extrema. E aquele programa, com o propósito de atingir 170.000 estudantes (número dos alunos do terceiro ano da rede pública baiana), terminou chegando a um público estimado em 2 milhões de telespectadores, mesmo sendo veiculado às 8h da manhã de um sábado.

Em 2006, com a mudança de governo, muitas aves agourentas apostaram que o novo grupo político no poder retiraria o programa do ar, cancelando o patrocínio. Todavia, a sensibilidade social de Jaques Wagner( que sempre foi fã do Aprovado!), reafirmou o apoio e deu início às conversar que iriam culminar na nacionalização do projeto. Contamos com o entusiasmo de Gil, e terminamos por ancorar firmemente na decisão de Juca Ferreira, já ministro da Cultura, em fazer do Aprovado! um programa para todo o país.

O sonho se realiza no próximo sábado. Aquilo que a Bahia plantou, o Brasil inteiro colherá. Na primeira edição, converso com o Prof. Pasquale Cipro Neto e com o multi-artista Arnaldo Antunes, tendo a participação dos estudantes do Colégio Boa Nova, de São Paulo.

Assim como o Aprovado!, o Tô Sabendo será um escola aberta e democrática para todos os estudantes do Brasil. De oito a oitenta. Do Oiapoque ao Chuí.

.

*Jorge Portugal – Educador e poeta

.

INFORME DA TV EDUCATIVA DA BAHIA

Apresentado por Jorge Portugal, o programa Tô Sabendo estreia neste sábado (23/01), às 17 horas, na TVE Bahia e em todas as emissoras públicas do país ligadas à TV Brasil (18h, horário de Brasília). A iniciativa é fruto de uma parceira entre o Ministério da Cultura (Minc), através do Mais Cultura, e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). O convênio conta também com a parceria da TV Cultura do Pará e é executado pela Abaís Conteúdos Educativos e Produção Cultural.

O programa é voltado aos estudantes da rede pública de ensino que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou qualquer interessado em obter um reforço para os processos seletivos de ingresso no terceiro grau.

Idealizado pelo professor Jorge Portugal, o Tô Sabendo será exibido em dois formatos – o Tô Sabendo Revista: revista eletrônica, com uma hora de duração, e o Tô Sabendo Desafio: maratona de conhecimento, com meia hora de duração, envolvendo alunos da rede pública de Salvador (BA), São Paulo (SP) e Belém (PA).

O projeto envolve TV e Internet e visa colaborar para que esse público aumente as suas chances de ingressar na universidade e também como uma oportunidade de sair da invisibilidade.

.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE JORGE PORTUGAL NESTE BLOG:

https://jeitobaiano.wordpress.com/2009/12/24/nao-comemore-o-natal/

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “JORGE PORTUGAL EM REDE NACIONAL”

  1. quilombolivariano Says:

    REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA!
    Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez! Feliz 2010!
    Conscientização!Justiça !Prosperidade! Solidariedade!
    Fraternidade!Amor! Paz! Socialismo Quilombolivariano!
    Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Feliz 2010!

    Ao Mestre Lagrila nossas homenagens.
    O movimento Negro Afro- Indígena Quilombolivariano, a Luta em luto o grande Mestre Lagrila falece , mas como todo mártir renasce, foi um dos maiores nome do samba era o samba em pessoa, um guerreiro da cultura afro um símbolo da raça negra,mas infelizmente a mídia fascista no Brasil é dominada pelos judeus,fascistas e cristianismo mercantilista que discrimina e marginaliza menosprezam os valores da comunidade afro indígena brasileira Viva! Zumbi! Viva! Mestre Lagrila!

    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo este afro-ameríndio descendente vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construídor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar as histórias dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argentina, Boliviana, Peruana, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma, não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi!Tupac Amaru!Benkos BiojoS! Sepé Tiaraju Alicutan!Sabino! Elesbão!Cosme Bento! José Leonardo Chirinos !Antônio Ruiz,El Falucho! João Candido! Almirante Negro!Patrice Lumumba!Viva Che! Viva Martin Luther King!Malcolm X!Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva!Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma!Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)! Viva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva! 1º de maio, Viva! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados. Movimento Revolucionário Socialista QUILOMBOLIVARIANO
    vivachavezviva.blogspot.com/
    quilombonnq@bol.com.br
    / O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
    Organização Negra Nacional Quilombo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: