BAIANICES – HAITI, CHILE E VERDADE

textos de zédejesusbarrêto

.

Choro por ti, Haiti

O chão daquele pedaço da ilha Hispaniola del Caribe treme ainda. Tremores uterinos que ecoam como trombetas do apocalipse ante a pobreza haitiana.

Nas profundezas da terra habitam soberanos mistérios. Incompreensíveis a pequenez humana.

Uma semana depois do primeiro e grande terremoto as imagens da tragédia humana nos engasgam. Perante as forças da Natureza, quanto somos insignificantes!

Vida. Merecemo-la ?

*

Nos escombros do templo Sacré Coeur de Tugeau, em Porto Príncipe, onde morreu a pastora das crianças desamparadas Zilda Arns, restou intacta a imagem do Cristo crucificado no alto de um pedestal de pedra, braços abertos. Adiante, dezenas, centenas, milhares de corpos sem dono, ao pó das ruínas.

A humanidade de Deus!

*

O horror haitiano vem de muito longe, história escrita a sangue, que envergonha a América. Sua gente tem vivido, gerações, em estado de emergência, absoluta miséria.

O Haiti foi colônia francesa, grande produtora de açúcar e café, suor de escravos negros desenraizados da terra-mãe africana. Donos verdadeiros da ilha, rebelaram-se e calaram o poderoso imperador Napoleão Bonaparte proclamando a primeira república negra independente da América, em 1804 (começo do século XIX). Uma Insolência. Isolaram a ilha.

Em 1915 (séc XX), os EUA a invadiram , a pretexto de cobrar dívidas e lá ficaram até 1934. Sugaram, plantaram intolerâncias e deixaram heranças, como a dinastia Duvalier do Paba e do Baby Doc com seus tontons macoutes sanguinários.

Lá, como nalguns cantos da África, de ilhas do Pacífico e da Ásia a miséria humana parece mais desgraçada. Desesperançada.

*

Ai de ti, Haiti!

Um dia depois do grande tremor, o mundo estarrecido diante do horror, o cônsul do país em São Paulo, o Sr Gerge Samuel Antoine, branco, gordo, rico e distante do caos, vomitava arrogâncias: ‘A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente… fica conhecido’. E arrematou, babando fel : ‘ Acho que de tanto mexer com macumba, o africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano tá fodido’.

Amaldiçoado seja. Cruz credo!

*

Oro por ti, Haiti.

Oito dias sob os escombros, a negra Anna Zizi, de 69 anos, foi resgatada com vida por uma equipe de voluntários mexicanos. Estava desidratada e tinha uma fratura na perna.

Dona Anna, coberta de pó, ria e cantava, gloriosa, nos braços dos homens em lágrimas.

Que seja um símbolo de ressurreição!

O mundo (sobretudo os EUA, a França, o Canadá, a Alemanha, o Japão, o Brasil…) tem a chance de se redimir diante de tamanho abandono. Salvar, assistir, reconstruir, reorganizar, criar condições de resgatar a autonomia, a liberdade, a auto-estima e a dignidade de nossos irmãos do caribe.

Os órfãos haitianos exigem, diante dos céus, eles têm direito à vida.

Amém

*

Direita, volver?

O resultado das eleições presidenciais no Chile, com a vitória do empresário conservador Sebastián Piñeda, acendeu o alerta amarelo nas hostes vermelhas do país verde-amarelo. A querida esquerdista presidenta Michele Bachelet não conseguiu fazer de Eduardo Frei, político bem conhecido dos chilenos, o seu sucessor.

Lição: A popularidade de um líder não significa necessariamente votos para seu(sua) escolhido(a). Democracia é assim, permite alternâncias no poder, às vezes surpreendentes.

Aqui temos Dilma e Serra, a escolher. Simpáticos, não?

*

A bem da verdade…

A despeito de todos os ‘bons propósitos’ embutidos no mais novo Plano Nacional de Direitos Humanos jamegado pelo presidente Lula, a tal ‘Comissão da Verdade’ tem ranços semânticos de ‘Santa Inquisição’, remete-nos aos anos 50 dos expurgos stalinistas, na extinta União Soviética. Comissão da Verdade?

Indaga-me o amigo ZecaBrito, em bom baianês:

… Mas, que mal lhe pergunte, que verdade é essa assim que o sinhô fala?’

*

zédejesusbarrêto, jornalista e escrevinhador.

(21 de janeiro/2010, começo do signo e era de Aquarius)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: