CAU GOMEZ: NÃO AO ASSISTENCIALISMO

CAU GOMEZ

As doações nas sinaleiras só contribuem para reproduzir o quadro de pobreza, porque comprometem o avanço da escolaridade”

A frase é do secretário do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão da Prefeitura de Salvador, Antonio Brito, e foi extraída de seu artigo “Assistencialismo agride a cidadania”, publicado no jornal A Tarde de 23.12.2009 e ilustrado pelo desenho acima, de autoria de Cau Gomez.

Nessa mesma quarta-feira, o mineiro Cau Gomez recebeu, junto com seu colega de Redação, o cubano Osmani Simanca – ambos chargistas e ilustradores –, o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, na Câmara de Vereadores.

Os dois, mais o soteropolitano Bruno Aziz (outro artista gráfico do mesmo jornal) mantêm o blog O FERRÃO DO HUMOR – http://oferrao.atarde.com.br/ –, de onde foi retirado o perfil de Cau, reproduzido abaixo (o perfil de Simanca já aparece no Jeito Baiano, no post https://jeitobaiano.wordpress.com/2009/12/19/salvador-ontem-e-hoje-%E2%80%93-por-simanca/).

CAU GOMEZ: Belo Horizonte, Minas Gerais, 1972. artista gráfico, caricaturista e ilustrador. Colabora com a revista Courrier International na França e atua como artista plástico. Conquistou mais de 40 premiações em diversos festivais e salões de humor no Brasil e exterior, dentre eles: Primeiro Prêmio, Portocartoon 2002, Portugal, na Bienal Internacional de Caricaturas y Dibujo Humorístico. Santa Cruz de Tenerife e o prêmio Curuxa na Espanha. Participou de várias exposições coletivas, incluindo a curadoria do 8º RIDEP-Rencontres Internationales du Dessin de Presse, França 2007. Chargista do jornal A Tarde.

Cau também possui um site oficial: http://www.caugomez.com/

[E veja no post imediatamente anterior a este outro desenho genial de Cau Gomez, sobre a violência urbana na Salvador atual]

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: