OS SESSENTA CARNAVAIS DE ORLANDO

ORLANDO CAMPOS DE SOUZA, o ORLANDO TAPAJÓS, criador do trio elétrico Caetanave no carnaval baiano de 1972. Foto: XANDO PEREIRA | Agência A Tarde 15.2.2006

de JORGE PORTUGAL*


Foi emocionante demais. Acho até que há muito tempo não vivia uma emoção daquele tamanho.

Cena: Luiz Caldas, no estúdio da TV Bahia, preparava-se para gravar o seu depoimento sobre os 60 anos do trio elétrico. Eis que, de repente, chega “seu” Orlando Tapajós, convidado para a mesma finalidade e, ao encontrá-lo exclama:

Meu Deus, meu filho está aqui! Meu filho adotivo que eu não via há muito tempo!

Os dois se abraçam e logo depois Luiz pega o violão e sola um dos grandes hinos do carnaval baiano, dos áureos tempos do Tapajós. Orlando apoia-se na bengala que lhe garante o precário equilíbrio e, com os olhos perdidos em algum lugar imaginário, gesticula, solfeja, quase dança, e entrega sua emoção a um momento que já não estava ali, mas que permanecia em todos nós, eterno, como um tesouro escondido no fundo de nossas melhores saudades.

Choramos todos. Eu, Sérgio Siqueira, Isabela, Fred Góes, todos os cinegrafistas e técnicos presentes naquele instante.

Em seguida, o nosso querido “velho” deu fortes asas à prodigiosa memória e passou a nos contar, com surpreendentes detalhes, a história do Trio Elétrico, a mais genial contribuição da civilização baiana para a alegria do mundo.

Falou-nos do período heroico, que vai da invenção, por Dodô e Osmar, em 1950 até 1959, quando a famosa dupla retira-se do carnaval por um bom tempo. Daí em diante, coube a ele, Orlando, assegurar a alegria do povo com o seu trio elétrico Tapajós, patrimônio da memória afetiva de dez entre dez baianos que tenham mais de quarenta; relembrou a importância do frevo Atrás do Trio Elétrico, de Caetano, projetando o trio em todo o país e trazendo de volta Dodô e Osmar ao carnaval das ruas; a homenagem que Caetano receberia dele, Orlando, com a construção da Caetanave, mistura de disco-voador e usina de som, que superaria em muito as nossas mais loucas visões lisérgicas.

Orlando, juntamente a Dodô e Osmar, deveria ter estátua em alguma praça da cidade. Mas não têm.

Que, pelo menos, no ano que vem, Luiz, Orlando, Armandinho e Moraes tenham um digno direito às ruas e possam mostrar à turma da “alegria ensaiada” a grandeza de um carnaval, hoje transformado em grande negócio.


*Jorge Portugal – Educador e compositor

secretaria@jorgeportugal.com.br


Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “OS SESSENTA CARNAVAIS DE ORLANDO”

  1. JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA Says:

    Linda, beleza essa homenagem prestada ao querido Orlando Tapajós, ele merece.
    Mas acho que o governo do estado deveria apoiá-lo mais.
    Inclusive para homenageá-lo, vou escrever uma matéria sobre o Orlando e o seu maravilhoso Trio Tapajós, nos meus blogs esta semana (sábado, para ser exato, dia 30 agora de Janeiro) http://www.jjsound.uniblog.com.br e no http://www.paralerepensar.com.br.

    Fico felicíssimo em ver que o seu Orlando, mesmo um pouco adoentado, ainda se preocupa em servir ao folião pipoca no carnaval daqui de Salvador.
    Deus lhe ilumine seu Orlando.

    José Joaquim Santos Silva, 49 anos e profundo admirador do que presta.
    Tapajós, Armandinho Dodô e Osmar e Trio Novos Baianos. E……..só !!!!

  2. Hno Says:

    Sou de Retirolândia (a 250km de Salvador) e gostaria que o Sr. Orlando do Tapajós visitasse o site:http://portaldenoticias.net/v2/?p=4709&cpage=1#comment-1155. É uma análise sobre o São Pedro de Retirolândia 2011. Como o Sr. Orlando contribuiu bastante outrora para a realização dessa festa, ficaria grato se ele lesse.
    Fico grato se puderem levar ao conhecimento dele.
    Abraço
    Hno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: