CARYBÉ, VERGER E CAYMMI – MAR DA BAHIA

A Fundação Pierre Verger, a PricewaterhouseCoopers (PwC) e a Solisluna Design Editora vão lançar, em Salvador, o segundo livro da trilogia Entre Amigos, Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia, no dia 2 de dezembro, às 19h, no Palacete das Artes, em Salvador (BA). O livro celebra a arte e, sobretudo, a grande amizade entre esses personagens e criadores do século XX que escolheram a Bahia e o jeito de viver de sua gente como motivo e cenário para suas obras.

O mar da Bahia foi o grande inspirador, quiçá uma fonte de encantamento determinante para as artes, odes de amor à terra e ao povo baiano dessas três personalidades de origens distintas, mas com olhares e percepções convergentes: o fotógrafo e pesquisador francês Pierre Verger; o argentino-baiano pintor de múltiplos fazeres Carybé e o músico baiano, também pintor nas horas vagas, Dorival Caymmi.

É um orgulho e uma honra apresentar esse trabalho sobre os três baianos fundamentais que desenharam, fotografaram e cantaram a Bahia de uma forma indelével – afirma Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger.

Em Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia, o leitor irá perceber o colorido das fotos em preto e branco da velha rolleiflex do gênio Verger, bem como toda a riqueza dos traços singulares de Carybé, prenhes de movimento e poesia que retratam o cotidiano da época em que as velas dos saveiros enfeitavam o azul das águas da Baía de Todos os Santos e ainda se presenciava a pesca do xaréu nas praias do litoral norte da histórica Salvador. Tudo isso embalado pelas magníficas canções praieiras de Caymmi, poesia pura na sua voz grave e num violão com sonoridade de ondas na praia.

Não é um livro de arte, e sim da amizade entre três artistas – define bem o editor Enéas Guerra, idealizador da publicação da série Entre Amigos e responsável pela concepção, edição e design do livro.

Do ponto de vista editorial, o texto indica os caminhos que levarão o leitor ao encontro dos três personagens e suas criações em torno da magia do mar.

A ideia do escrito é incitar o leitor a vivenciar como foi a intensa relação entre eles e relatar, de forma leve e bem humorada, os encontros, as curiosidades e os olhares convergentes destes símbolos da baianidade – conta o jornalista José de Jesus Barreto[*], autor do texto que é fundamentado em pesquisas do acervo da Fundação Pierre Verger, da família Carybé, entrevistas e depoimentos.

Capa do livro “Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia”

O diálogo das imagens captadas pela rolleiflex de Verger e pelos traços de Carybé, produzidos entre os anos 40 e 60 do século passado, está cerzido pelos poemas de Caymmi.

O pescador cantado por Caymmi é o mesmo fotografado por Verger, desenhado por Carybé. Os saveiros que chegam e saem do cais e rasgam as águas da baía, as festas para Iemanjá, o Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição da Praia servem de inspiração para as canções-poemas, as pinturas e as fotos dos artistas – conteúdo desse trabalho.

O mar é o caminho, elo, destino e musa. O livro pretende ser uma celebração de amizade e da criação deles diante dos mistérios do reino de Iemanjá.

Como o primeiro volume Carybé & Verger – Gente da Bahia, lançado em 2008, o volume dois Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia é um projeto editorial da Solisluna Design Editora e Fundação Pierre Verger, que contou, desta vez, com o apoio da PricewaterhouseCoopers. A concepção, edição e design ficaram a cargo de Enéas Guerra e Valéria Pergentino. A redação do texto é de José de Jesus Barreto.

A apresentação musical de Marilda Santana cantando canções compostas por Dorival Caymmi vai embalar o lançamento do segundo volume. O evento terá a presença ilustre da esposa de Carybé, Nancy Bernabó, e seus filhos Solange e Ramiro, além do sócio-presidente da PwC, Fernando Alves, e do presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá.

O livro estará à venda em todas as livrarias do Brasil por R$ 90, porém no dia do lançamento sairá pelo preço promocional de R$ 70.

No dia 9 de dezembro, será a vez de São Paulo lançar a obra, na Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim, às 19h30. O terceiro livro desta Trilogia já está confirmado para o ano que vem e terá como tema o Candomblé.

A Baía de Todos os Santos desenhada por Carybé e fotografada por Verger, nas páginas 30 e 31 do livro que será lançado em Salvador nesta quarta-feira 2 de dezembro e em São Paulo uma semana depois, no dia 9

O encontro

Salvador é uma cidade-porto, eterno cais. Tanto geográfica quanto historicamente, esta Cidade da Bahia é filha do mar, nele foi gerada. Construída e fundada sobre uma nesga de terra que adentra o oceano, no abrigo das águas mornas da Baía de Todos os Santos, a cidade tem suas portas abertas para o Atlântico.

Nessa terra, o mar é começo de tudo, caminho sem fim, poço de fartura, infinito azul de mistérios, tormentas, magia e beleza. O povo desse pedaço de mundo foi gerado e forjado, por séculos, na quentura, no aconchego e rebuliço de suas águas.

Na década de 30 do século XX, o jovem mulato Caymmi pegou um Ita no porto de Salvador e foi parar no Rio de Janeiro, a capital cultural e política do país, no intuito e sonho de cantar o mar, as coisas de sua terra e o jeito de sua gente. Carybé conheceu Caymmi no final dos anos de 1930, no Rio. Verger conheceu Carybé em 1946, também no Rio. O interesse comum pelas coisas da Bahia e o amor ao belo os uniram.

Em Salvador, no final de 1946, o fotógrafo Verger e o músico Caymmi se encontraram diante da luz e do intenso azul do mar. Os três, amigos, irmãos baianos confirmados no Ilê Axé Opô Afonjá, o terreiro keto-nagô de São Gonçalo do Retiro, reino de Xangô, acolhidos por Mãe Senhora, e depois por Mãe Stella de Oxóssi.


*NOTA DO EDITOR – O autor do texto dos dois primeiros livros da série Entre Amigos é o nosso zédejesusbarrêto, conselheiro editorial e colaborador do blog Jeito Baiano.


Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: