LÁ VEM (DE NOVO) O MANO CAETANO

caetano_div

Caetanista antenado, o jornalista Vander Prata viu a notícia distribuída pela Agência Estado e a mandou para nós do blog Jeito Baiano (eu, Jary Cardoso, e zédejesusbarrêto): a notícia é a carta enviada por Caetano Veloso, indignado com o destaque dado pela mídia ao trecho de sua entrevista ao Estadão em que ele chama o presidente Lula de analfabeto e cafona. A carta esclarece o contexto em que isso foi dito, mas em nenhum momento Caetano retira a declaração. Pelo contrário, classifica esse trecho pinçado do seu comentário sobre Marina Silva da mesma forma que o Jeito Baiano o havia qualificado na apresentação da entrevista: trata-se do “óbvio” – e o óbvio ululante! Ou melhor: uLULAnte.

Veja o e-mail de Vander Prata contendo a carta de Caetano (P.S. – O título deste post é de autoria de Vander):

bARRETIM/ jARY

PÔ o cara teve que dar um depoimento por escrito pra entenderem sua fala?

Mais didático, impossível.

abrações aos manos,

Vander

09/11/2009 | 20:07 | Agência Estado

Caetano esclarece entrevista em que chamou Lula de “analfabeto”

“Ressaltei essa diferença entre Lula e Marina para explicar por que eu dizia que ela é também um fenômeno tipo Obama”, disse o cantor

O compositor Caetano Veloso se referiu ao presidente Lula com expressões como “analfabeto”, “cafona” e “grosseiro” ao anunciar preferência pela eventual candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência, durante entrevista a Sonia Racy, no Caderno 2 do jornal “O Estado de S.Paulo”, no dia 2. “Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem”, disse na entrevista. A declaração provocou reações no meio político. Na sexta-feira, o próprio Lula reagiu. “Tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro do que isso.”

Veja a íntegra da carta de Caetano Veloso:

“O que mais me impressiona é as pessoas reagirem diante da manchete do jornal, tal como ela foi armada para criar briga, sem sequer parecerem ter lido o trecho da entrevista de onde ela foi tirada. É um país de analfabetos? A intenção sensacionalista da edição tem êxito inconteste com os leitores. Pobres de nós.

Sonia Racy sabe que eu ressaltei essa diferença entre Lula e Marina para explicar por que eu dizia que ela é também um fenômeno tipo Obama (coisa que Racy e Nelson Motta não entenderam). Marina é Lula (a biografia) e é Obama (a cor escura e o modo elegante e correto de falar – e escrever). Li aqui que Lula disse que é burrice minha dizer isso. É. Serve para Berzoini contar alegremente votos migrando de Serra ou Aécio para Marina, não de Dilma. Ainda mais que toca nesse ponto óbvio (que para mim tem todas as vantagens e desvantagens, não sendo um aspecto meramente negativo) da fala pouco instruída e frequentemente grosseira e cafona de Lula. Todos sabem disso. Ele próprio se vangloria. Os linguistas aplaudem. E todos têm razão: ele é forte inclusive por isso. Fala “bem”: atinge a maioria dos ouvintes. Sua fala tem competência – e ele, como eu próprio disse na entrevista, é um governante importante. Mundialmente está reconhecido como alguém que chegou lá e foi além do esperado. Quisera Obama estar na mesma situação. Querer dizer que FH era mau governante e Lula é bom é maluquice. Ambos foram conquistas brasileiras importantes. Marina seria um passo à frente. Simbolicamente ao menos. Não creio que ela seria um entrave às pesquisas de células-tronco e à união civil de homossexuais. Se for, eu estarei aqui para me opor a ela. Aborto, união gay, embriões são matéria do Legislativo. O Executivo pode influir? Pode. Mas Marina seria uma presidente do tipo autoritário? Não creio. Criacionismo? Ela jamais cairia na confusão de ensino religioso com ensino científico. Ela é racional, atenta, dialoga com calma. Todos esses assuntos podemos debater com ela como com ninguém: ao menos estaremos certos de que ela não será hipócrita. Se houver candidatura e campanha, teremos tempo para isso. Não penso tanto como Marina sobre a Amazônia. Penso mais como Mangabeira. Já disse. Mas forças políticas surgem assim. Marina chegar a ser candidata é notícia grande. Não posso fingir que não é. E detesto essa mania de que nada se pode dizer que não seja adulação a Lula. Não estamos na União Soviética. Eu não disse nenhuma novidade. Nem considero ofensivo. É descritivo. E a motivação era esclarecer a parecença de Marina com Obama (que me interessa muito). E todos os entendidos me dizem que os banqueiros estão com medo é de Serra: adoram Lula. Então por que a demagogia de dizer que FH era pelos de poder aquisitivo? Até os programas sociais que Lula desenvolveu nasceram no governo FH. O Fome Zero naufragou. Eles se voltaram, espertamente (e felizmente), para o Bolsa-Escola de dona Ruth. Eu ter mencionado a fala analfabeta de Lula não é bom para a campanha de Marina. Mas ainda não estamos em campanha. Eu acho”.

NOTA DO EDITOR – A entrevista de Caetano Veloso ao Estadão está postada aqui no Jeito Baiano:

https://jeitobaiano.wordpress.com/2009/11/06/as-ultimas-de-caetano-veloso/

Anúncios

Tags:

5 Respostas to “LÁ VEM (DE NOVO) O MANO CAETANO”

  1. maisa paranhos Says:

    Dizer que é descritivo o que ele disse é querer dar um tom absoluto do qual ninguém discordaria. Seria uma descrição de um fato consumado que, ele, Caetano, se dá o direito de afirmar, uma “constatação”. É positivismo demais, com todo o contexto da entrevista. Ora, é muita ingenuidade acreditar que chamar o presidente Lula de cafona, analfabeto e grosseiro é uma “constatação”, num período pré-eleitoral, em que o compositor se declara favorável à candidatura de Marina Silva, que deve ter ficado constrangida com as tais “descrições”. Surpreendente, mais ainda, vindo de quem afirmou que “minha Pátria é minha Língua” (fala Mangueira!…). Não visto a camisa da patrulheira stalinista. Apenas estamos dialogando, proposta, alíás, louvável, deste Blog. A polêmica está criada em torno do que o compositor afirmou. Que venha a polêmica. Obs: a elegância, o bom português e a formação acadêmica de FHC não o fizeram, longe disto, um presidente exemplar… Tampouco estou, maniqueisticamente, fazendo a apologética da ignorância. O fato de Marina ser “elegante”, por si só, não a faz uma boa candidata. Sim, a sua história e compromisso.

  2. barreto Says:

    caetano,

    não está em campanha vosmecê, nosostros…
    porque Lula vive em campanha, eternamente, pois sem palanque ele
    morre, é de demanda e voto que ele se alimenta…
    e o rebanho ruge, carneiro! ou lobos?
    como sou um gato de rua, sigo ao revés das ondas, ‘zunhando’.
    fala Cae!!!

  3. sylvia Says:

    Descrições de analfabeto, segundo o dicionário: 1. Que não sabe ler nem escrever (O Lula sabe). 2. Sem instrução primária (O Lula tem). 3. Que é muito ignorante (O Lula não é).
    Conclusão óbvia e ululante: o Lula não é analfabeto. As demais qualificações são opinativas, cada um tem a sua, e viva a liberdade de expressão!

  4. maisa paranhos Says:

    Viva a liberdade de expressão! Viva a troca de ideias! Viva a comunicação!
    Viva eu
    Viva tu
    Um viva a ti
    Viva o Blog do Jary!

  5. Bernadette de Freitas Says:

    Acho que vivemos e temos o direito de ter a liberdade de expressão. Podemos discordar de muitos, como vice-versa e graças a Deus. Só que eu achei que houve um pouco de deselegância de parte de meu querido Caetano. Todos nós sabemos de onde e como foi a criação de nosso presidente. Mas também acho que de vários foi o único que pensou um pouco no povo. Relações Exteriores é ótimo para um país mas a sua Economia também é importante e como… Cursos, falar vários idiomas, ser fino e educado é necessário, lógico, mas fazer um povo um pouco mais feliz é muito importante também. Não gosto de política e nem dos políticos mas o respeito também é bom e necessário…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: