SARAVÁ, LIA ROBATTO

LIA ROBATTO. Foto: ELÓI CORRÊA | Agência A Tarde 2.8.2005

LIA ROBATTO. Foto: ELÓI CORRÊA | Agência A Tarde 2.8.2005

por TUZÉ DE ABREU

 

Merecida, ainda que tardia, a outorga do título de cidadã de Salvador a Lia Robatto. De fato ela o era há décadas, faltava sê-lo de direito. Suas palavras finais, sábias e oportunas, disseram da tendência humana a mitificar homenageados. Nossa velha e profunda necessidade de mitos. Feliz o talento que não se embriaga com a lisonja, assim escreveu Joaquim Nabuco.

A ida à Câmara Municipal para a homenagem a Lia provocou um pensamento que transformo em sugestão, a quem de direito. Tenho tentado usar mais ônibus. Acho que o transporte coletivo é mais democrático, mais econômico, mais ecológico etc. Há uma linha de ônibus que passa na Cardeal da Silva, no seu trajeto do Imbuí a uma transversal da Rua Chile. O problema é que demora muito a passar.

Lembrei então que numa cidade belga onde estive tocando, no ponto do ônibus que nos levava (a mim e aos outros músicos) do bairro onde estávamos hospedados ao local da apresentação, havia um pequeno poste com uma placa indicando os horários em que os ônibus, de diversas linhas, passavam por ali. Era como uma viagem com horário marcado. Já sabíamos e saímos no horário certo.

Talvez seja sonhar demais ter isso aqui com tantos atrasos, engarrafamentos e depredações. Mas acho a sugestão boa.

Aliás, lembro que no tempo do bonde (sim, usei bonde mais ou menos entre 1958 e 1960 para ir ao colégio), como morávamos perto do fim de uma linha e sabíamos a hora que o bonde vinha de lá para a cidade, dava para calcular bastante bem a hora que ele passava no nosso ponto.

Sem piada, estranhei a ausência de Léo Kret [vereadora e dançarina] na homenagem a Lia. Afinal foi a dança que tornou LK popular, e foi uma festa da dança na sua casa de trabalho.

Tenho certeza que Lia não preconceitua o pagode, nem nenhuma outra expressão de dança popular contemporânea como o arrocha, o kuduro ou o funk. Ela sempre se destacou por sua visão ampla. Saravá Lia.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: