POR ONDE ANDA GAL COSTA

Gal Costa canta no palco flutuante sobre o mar do Porto da Barra, em Salvador, durante o Espicha Verão 2009. Foto: WALTER DE CARVALHO | Agência A Tarde 7.3.2009

Gal Costa canta no palco flutuante sobre o mar do Porto da Barra, em Salvador, durante o Espicha Verão 2009. Foto: WALTER DE CARVALHO | Agência A Tarde 7.3.2009

por MARLON MARCOS

 

Do ponto de vista social, há ausências que são imperdoáveis. A música brasileira sempre nos foi uma forma de alento, um transbordo de alegria, uma espécie de reunião, textuais e sonoras, nos ensinando a vida, a política; levando-nos a sonhar, a querer amar, a brigar por um mundo melhor, a estar de pé e, sem medo, não desistir do que deve ser sempre feito.

A música brasileira é uma das formas mais agradáveis de se investigar nossa realidade social, em especial a geração dos anos 60, com nomes como Edu Lobo, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, entre os cantores compositores; entre as cantoras, Maria Bethânia, Elis Regina, Nana Caymmi, Joyce e Gal Costa. Esta última faz hoje, 26 de setembro, 64 anos e, sendo uma das maiores cantoras que o Brasil já gerou, estando viva e saudável, faz uma falta irreparável à boa audição nesta nação tupiniquim.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, e alcançou o mundo com sua voz doce de chamar o vento; levou a Bahia para o centro do Brasil e este para os cânones do canto feminino no mundo. Sua presença brejeira misturada a muitos desacertos estéticos fizeram dela a representação mais idílica que se tem da mulher baiana e, melhor ainda, a fizeram acrescentar muita modernidade às feições da canção brasileira, que tem nela uma das suas mais legítimas reinventoras.

De fato, Gal Costa sumiu do disco. Lentamente saiu de cena, numa espécie de aposentadoria precoce; ela que ainda tem uma voz brilhante e um domínio musical invejável e serve de modelo instrumentalizador para evolução de práticas na seara do nosso canto feminino. Gal está em muitas cantoras jovenzinhas que negam a força representacional da musa maior do Tropicalismo. Falar mal de Gal, hoje em dia, é ser cult; esquecer seu legado é coadunar-se a uma prática horrível neste país: desrespeitar nossa memória.

Por anda Gal Costa? Sua voz está pregada aos tímpanos da audição de nossa memória. A sua existência artística confunde-se com o que somos enquanto povo criativo e musical. Mesmo tendo direito à aposentadoria, volta Gal, queremos te ouvir cantar. Como em Mãe, de Caetano Veloso.

Anúncios

Tags:

12 Respostas to “POR ONDE ANDA GAL COSTA”

  1. eduardo gaspar Says:

    A volta de Gal depende única e exclusivamente do seu desejo de voltar. A precocidade da sua suposta “aposentadoria” é, sem dúvida alguma, um desalento para quem soube sempre apreciar a sua arte. A memória estará viva, mas o seu sabor terá um infinito gosto de saudade.

  2. Carlos Barros Says:

    “Nesta melodia em que me perco, quem sabe talvez um dia ainda te encontre, minha musa?”
    Os versos são de Caetano Veloso em canção Errática, cantada pela própria Gal, nos disco O sorriso do gato de Alice.
    Marlon traduz meu sentimento de filho vocal desta moça baiana-carioca-internacional (como bem descreveu Gilberto Gil).
    Gal, volta, vem viver outra vez ao nosso lado!
    Parabéns, meu querido Marlon!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. marlene Says:

    COMO PODE UMA CANTORA IGUAL A GAL COSTA SAIR DE CENÁRIO DESSE JEITO?

    PIOR QUE NINGUÉM FAZ NADA. CANTORES PARA SE APRESENTAR PRECISAM PAGAR, ESSE VIL METAL TÁ ACABANDO COM TUDO!!

    FAÇAM ALGUMA COISA,TIREM O LIXO DA TELEVISÃO E COLOQUEM COISAS BOAS, O POVO MERECE!!!!

    Eu mereço!!!

  4. Antonio Saldanha Says:

    Quem disse que Gal Costa saiu de cena?
    Ela agora é mãe e está mais serena, mas voltou há pouco de uma temporada de grande êxito pelos Estados Unidos, Canadá e Portugal. Gal é assim, ela dá um tempo, mas sempre volta com alguma surpresa. Vejam no site: http://www.galmariacosta.com.ar (site argentino sempre atualizado) sobre o seu novo projeto e sobre o que ela andou fazendo nesses últimos tempos.

  5. Alfredo Lúcio Says:

    Gal Costa saiu de cena? Gal Costa aposentada?
    De modo algum. A Gal está gravando seu novo disco com o Caetano Veloso, com lançamento previsto para final deste ano de 2010. Canções inéditas, um disco fabuloso. A Gal Costa faz shows em todo o país durante o ano inteiro.
    Vejo o site da cantora e me impressiona a quantidade de shows! Pra quem se tornou mãe adotiva aos 60 e poucos anos, com tantos discos nas costas, um belo legado à música popular brasileira, eu diria que a Gal ainda está A TODO VAPOR.
    Aposentadoria??
    Sem essa, estamos esperando o novo disco, final de 2010, com Caetano.
    Abraços

  6. leudivaldo sa pacheco Says:

    por onde anda essa voz maravilhosa dessa linda?

  7. sávio costa Says:

    GAL COSTA,

    ME ALEGRO SÓ DE FALAR EM SEU NOME, E QUANDO OUÇO SUAS MÚSICAS, VIAJO NUMA FELICIDADE SEM FIM. GAL ESTOU COM SAUDADES DE MÚSICAS SUAS. AS CENTENAS QUE VOCÊ GRAVOU AINDA É POUCO.
    SUA VOZ É UM PRESENTE DE DEUS PARA NÓS. PRECISAMOS DESTE PRESENTE.
    APRESENTEI VOCÊ AOS MEUS FILHOS DE 7 ANOS, A PARTIR DA MÚSICA DO REI FEITA PARA A RAINHA (MEU NOME É GAL) E O LEGAL É QUE ELES FICARAM ENCANTADOS COM A BELEZA DE SUA VOZ E A POTÊNCIA DA MESMA, JÁ QUE MOSTREI O SEU DUELO COM A GUITARRA. E ELES FALARAM: PAI, A GAL GANHOU DA GUITARRA, FOI DEMAIS. E REPETIMOS A MÚSICA 10 VEZES SEGUIDAS, E A CADA REPETIÇÃO ELES MARCAVAM A SUA VOZ E O TOM DA GUITARRA.
    QUALIDADE É ISSO, CRIANÇA CAPTANDO O QUE É BOM, O QUE TEM QUALIDADE. ME PERGUNTARAM QUEM EU ACHAVA A MAIOR (MELHOR) CANTORA DO MUNDO E EU FALEI: GAL COSTA. E ELES DE PRONTO PERGUNTARAM: E QUEM GAL COSTA ACHA A MAIOR CANTORA DO MUNDO? DISSE-LHES QUE ERA A BILLIE HOLLIDAY (GAL, VOCÊ CONCORDA?).
    TENHO SAUDADES DE OUVIR DISCOS NOVOS SEUS, AGUARDO ANSIOSO, EU E OS SEUS NOVOS FÃS: LUCA E LUÃ (GÊMEOS DE 7 ANOS).
    SAUDAÇÕES,

    SÁVIO COSTA

  8. Rsdaci Soares Damasco Says:

    É, cantoras como Gal Costa sumidas, enquanto tem-se que aguentar lixo, feito Cláudia Leite, Ivete, e o que é pior, ultimamente; Paula Fernandes… Oh, Santa GAL! Socorra-nos! Volte à mídia! Traga-nos o prazer de sermos deliciados ao som maravilhoso de sua veludosa voz! Maravilhosa é mesmo você. Ainda bem que temos Gadú e Caê. Mas, FALTA você, divina!

  9. mercia corrêa Says:

    Gal, sua voz faz vibrar minha alma, te lembrar alegra meu coração! É bom saber que continua en”Cantando” outros lugares.

  10. Galgal Says:

    MEU NOME É GALLLLLLLLLLLLLLLL
    GAL GAL GAL GAL GAL GAL KKKKK

  11. Antonio Says:

    Eu amo Gal, e todos da Bahia, basta isso !

  12. Juscelino Says:

    Gal, Que saudade de você !
    Volta, por favor ! Faça só mais um CD, please ! rsrs
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: