IMAGENS DO BREGA – POR ALBERGARIA

Pintura existente no Phantasy Night Club, situado na Praça da Sé, Salvador

Pintura existente no Phantasy Night Club, situado na Praça da Sé, Salvador

Jary,

Tô te mandando algumas “fotinhas” que eu mandei fazer.

São imagens lindas e bem “baianas” de um brega meio derrubadinho que existe na Praça da Sé, chamado de Phantasy Night Club.

Acho essas fotinhas notáveis:

sobretudo a número 4, que tem uma placa hilária…

phantasy4

…e a seguinte “phantasy, puta com ouro”. Nesta, o simbolismo da “dama da noite” tilintando a moeda de ouro resume todo o imaginário da cultura dos puteiros que tínhamos em Salvador. phantasy, puta com ouro

Cultura visual (e social) que hoje está se perdendo  – com os encontros através de celulares, com as novas decorações apaulistadas, e, sobretudo, com a redefinição da própria condição de puta.

Veja se gosta delas. E se gostar, bote em seu blogue pra ilustrá-lo com esta nova amostra da nossa “cultura libidinal popular”. Também é interessante notar que o pintor naïf (primitivo) tem um traço muito parecido com o dos pintores das barracas de rua (especialmente do carnaval) que Adenor Gondim (se não me engano) retratou tão bem.

Há uma geração de pintores “letristas” (que faziam anúncios pintados) que também está se acabando – junto com as exuberantes putas de antanho… Mas chega de saudosismo!

No mais, tô ainda juntando um material digital e “papelal” sobre o tal do quiproquó da baianidade pra te mandar. Mas isso leva mais um tempinho…

Abraço,

albergaria

(O antropólogo Roberto Albergaria de Oliveira, doutor pela Universidade de Paris III, com pesquisas nas áreas de etnopsicologia e antropologia do cotidiano,  é professor do Depto. de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia)

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “IMAGENS DO BREGA – POR ALBERGARIA”

  1. mga Says:

    Parabéns, prof. Albergaria, as imagens são primorosas. Quem haveria de imaginar encontrar tais registros de arte e criatividade geniais do povo da minha Bahia? Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: