GENTE DA BAHIA – BATATINHA

Cantor e compositor Batatinha / Foto: Madalena Schuartz - 23/02/1983

Cantor e compositor Batatinha / Foto: Madalena Schuartz - 23/02/1983

A DOR COMO INSPIRAÇÃO

MARLON MARCOS*
(especial para Jeito Baiano)

O mais importante entre os sambistas que nasceram e viveram na Bahia, Oscar da Penha, o nosso venerado Batatinha, fazia, como disse um dia Maria Bethânia, músicas tristíssimas para serem cantadas no carnaval. Esta procedente afirmação corrobora a ideia de que Batata tinha na tristeza e na dureza do seu dia-a-dia suas fontes maiores de inspiração.

Ele foi o grande poeta do povo negro e pobre da Bahia. Suas canções, quando não traduziam denúncias sociais diretas, desfiavam liricamente as incertezas do amor e o peso gigante impregnado nas existências que experienciam a escassez, além de reverenciar a música como elemento de salvação, de expurgação daquilo que não se podia por conta das limitações sócio-econômicas geradas pela pobreza; sem falar das dificuldades trazidas pelo forte racismo que assolava (e ainda assola) a nossa bela e gostosa Salvador.

“Ninguém sabe quem sou eu/ Também já nem sei quem sou/ Eu sei bem o sofrimento/ De mim até se cansou/ Na imitação da vida/ Ninguém vai me superar”, eis os tocantes versos de Imitação da Vida, como emblemas da alma sofrida de Batatinha, tão importante para o Brasil quanto Cartola, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, Ismael Silva; ao mesmo tempo, é o mais injustiçado de todos, correndo sérios riscos de ter sua memória apagada pelo tempo e de ser esquecido como foi quase esquecido o nosso Gordurinha.

A beleza existencial de Batata, que além de uma obra significativa, deixou uma família grande de músicos, pode ser verificada no documentário Batatinha – O Poeta do Samba, feito por Marcelo Rabelo, lançado neste ano de 2009, e lotado de cenas comoventes e eloquentes ao expressar uma narrativa que nos instiga a pensar que a Bahia tem uma dívida sócio-cultural alta a pagar à memória deste engenhoso poeta baiano.

Talvez alguns dos mais importantes cantores e compositores vivos do Brasil tenham emprestado suas vozes à obra de Batata, no primoroso disco Diplomacia, lançado em 1998, com relevante produção de Jota Velloso e Paquito. Nele, o disco, estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jussara Silveira eternizando Ironia, obra-prima de Batatinha e Ederaldo Gentil – Jussara naquela categoria única expressando-se como uma das melhores cantoras brasileiras na atualidade.

E ela, Maria Bethânia, concisa em Bolero, mas magistral, assinando vocalmente a sua grandeza de artista inesquecível na ambiência cultural deste País; ela que era a cantora favorita de Batatinha e que o lançou para o Brasil em seu primeiro LP,  com data de 1965; ela que deu a um dos seus CDs mais importantes o título Imitação da Vida (1997) a partir da grande canção deste compositor aqui em questão.

Precisamos preservar a memória de Batatinha, cuidar da sua obra, mobilizar festivais em Salvador, ensinar seu nome em nossas escolas, criar uma FUNDAÇÃO. Precisamos, de algum modo, restituir aos seus este débito que temos por nossa negligência em relação a este grande talento que se inscreveu na história musical da terrinha. E quando falamos de Batatinha, recuperamos Ederaldo Gentil, Edil Pacheco, Riachão… E deixamos alegres outros mestres como Nelson Rufino.

* Marlon Marcos é jornalista e antropólogo Marlon Marcos - Foto

(O vídeo abaixo,  incorporado do YouTube, começa com Maria Bethânia cantando Onde estará o meu amor?, de Chico César, do show Âmbar, de 1996. Mais ou menos na metade do vídeo, Batatinha aparece contando como surgiu o seu apelido e em seguida Bethânia canta Bolero, música dele)

Anúncios

Tags: , ,

3 Respostas to “GENTE DA BAHIA – BATATINHA”

  1. Guellwaar Says:

    Nego, seu texto está recheado e temperado de Samba, muito obrigado…

  2. Ana Braga Says:

    Boa tarde!
    Estou procurando um contato da família do Batatinha. Alguém pode me ajudar?
    obrigada

  3. Batatinha – Diplomacia: Antologia de Um Sambista (1998) | Discos Dormidos Says:

    […] Info01 / Info02 / Info03 / Download […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: