VIVA SANTA BÁRBARA E IANSÃ

Dia de Santa Bárbara na Cidade da Bahia. Fotos: FERNANDO VIVAS – 4.12.08

.

Com as bênçãos do criador

.

de zédejesusbarrêto

.

Contam os católicos que ela era uma menina danada, filha de um homem muito rico e poderoso, em terras do oriente do imenso império romano já em decadência, minado pela fé cristã, então revolucionária. Era a nova religião pregada pelos apóstolos de Jesus Cristo, a crença do amor, da igualdade, a religião dos pobres, da vida comunitária, contra a opressão dos poderosos.

Pois essa menina altiva e retada, desde criancinha, rebelou-se contra o autoritarismo paterno e os ditames familiares de opulência e opressão. Encantou-se com a boa nova do cristianismo e queria porque queria ser batizada na nova fé, rompendo coma família. O pai, depois de muitas desavenças e de constatar que não conseguia domar a filha amada rebelde, decidiu trancá-la num castelo, a ferros, só com uma janelinha no alto da torre, longe da influência ‘maléfica’ dos rebeldes cristãos. E contratou um preceptor para educá-la, um sábio grego. Ambos trancafiados.

Mal sabia o papai que o velho grego era iniciado no cristianismo e, às escondidas, encantado com a inteligência e a determinação da menina, providenciou o seu batismo cristão com o nome de Bárbara (de ‘bárbaro’, nome como eram designados todos aqueles que não falavam o latim, a língua oficial do grande império romano, e não se submetiam às ordens do império).

Pois bem, o pai ficou ciente da fuga e do ato de rebeldia, castigou-a com uma surra, acorrentou-a e mandou eliminar o velho preceptor. De nada adiantou. A jovem o enfrentava. Com muito ódio, o velho pai então decidiu decapitar a própria filha em praça pública, como exemplo. Uma lição, definitiva, para todos os que ousassem se rebelar contra o ‘divino poder’ de Roma.

Então, conta a história que ao decepar com a própria espada a cabeça da filha, num dia de tempestade, o desalmado pai foi fulminado por um raio à frente de todos.

Bárbara tornou-se santa e mártir da Igreja Católica e seu dia litúrgico é celebrado a 4 de dezembro nessas bandas do Ocidente.

Bárbara & Oyá

Consta que em nenhum lugar do mundo ocidental cristão Santa Bárbara é tão venerada quanto na Bahia. Tem suas razões históricas, ligadas aos tempos da escravidão. Em dias de tempestades tropicais, senhores e escravos, brancos e negros, casa-grande e senzala postavam-se diante das imagens de Santa Bárbara a orar e pedir proteção contra os raios, os ventos, no temor das trovoadas que ecoavam fortes e assustadoras mata adentro.

Daí a identificação tão forte, arraigada no coração, na alma do povo da Bahia, entre Santa Bárbara e Iansã, a Oyá dos nagôs, a Matamba e Bamburucema dos bantos, a deusa dos ventos, dos raios, das tempestades, senhora das nuvens de chumbo, sensual, guerreira, poderosa e vingativa, a que não teme os Eguns, a dona do vermelho, eparrei!

Em muitos lugares do mundo Santa Bárbara nem é mais cultuada pelos católicos, seu culto é considerado uma lenda. Mas, na Bahia… Santa Bárbara é toda-poderosa!!! E será sempre uma divindade no coração do povo mestiço dessa terra abençoada.

Parafraseando Gilberto Gil… Que seria de Santa Bárbara não fosse Iansã? E de Iansã, não fosse Santa Bárbara?

Que assim seja!

Orações, missa e procissão para Santa Bárbara. Chama de vela acesa, vermelho e caruru para Iansã.

Assim é a fé do povo. E que elas, as duas, nos valham! Com toda a fé e o respeito.

Assim é na velha Bahia!

Amém.

*

Eparrei!

Yansã comanda os ventos/ E a força dos elementos/ Na ponta do seu florim/ É uma menina bonita/ Quando o céu se precipita/ Sempre o princípio e o fim.

Senhora das nuvens de chumbo! Senhora do Mundo! Rainha dos raios!”

(Gilberto Gil/Caetano Veloso)

*

Yansã é conhecida também por Oyá. É o orixá dos ventos e das tempestades. Corajosa guerreira, acompanhou seu marido Xangô na guerra. Foi sua terceira mulher. Divindade do rio Niger, mandona, sensual e inflexível. No sincretismo baiano é Santa Bárbara e tem um mercado com seu nome na Baixa dos Sapateiros. Contas arroxeadas, roupas vermelhas. Usa espada e um eruexim (espécie de adorno que segura com a mão e sacode enquanto dança – nota da redação) feito com rabo de boi. Come cabra, galo, acarajé, não come abóbora, tem quizila. Saudação: Eparrei!

(texto de Jorge Amado, retirado do livro “Bahia de Todos os Santos – Guia de ruas e mistérios” – Editora Record, edição de 1986)

*

Yansã ou Oyá, esposa de Xangô, divindade dos ventos, das tempestades e do rio Niger. De temperamento forte, sensual e autoritário. É o único Orixá capaz de enfrentar os Eguns ou espírito dos mortos. Sincretizada com Santa Bárbara. Sua contas são roxas. Seu dia, quarta-feira. Gosta de acarajé e não suporta abóbora. Sacrificam-se-lhe cabras. Dança agitando os braços como que enxotando almas ou com alfanje e um eruexim de rabo de cavalo. Saúda-se gritando: Eparrei!”

(texto de Pierre Verger, retirado do livro “As Sete Portas da Bahia, Textos e Desenhos de Carybé” – editora Record, edição de 1976)

*

A dona do Raio e do vento

O raio de Iansã sou eu

Cegando o aço das armas de quem guerreia

E o vento de Iansã também sou eu

Que Santa Bárbara é santa que me clareia

A minha voz é o vento de maio

Cruzando os ares, os mares e o chão

E meu olhar tem a força do raio

Que vem de dentro do meu coração

O raio de Iansã sou eu…

Eu não conheço rajada de vento

Mais poderosa que a minha paixão

E quando o amor relampeia aqui dentro

Vira um corisco esse meu coração

Eu sou a casa do raio e do vento

Por onde eu passo é zunido e clarão

Porque Iansã desde o meu nascimento

Tornou-se a dona do meu coração

O raio de Iansã sou eu

E o vento de Iansã também sou eu

O raio de Iansã sou eu

(música de Paulo Cesar Pinheiro, no CD ‘Mar de Sophia’, de Maria Bethânia)

*

Oração de Oyá

Sem ela não se anda

Ela é a menina dos olhos de Oxum

Flecha que mira o sol

Oyá de mim’

(Maria Bethânia)


Tags: , , , , , ,

11 Respostas to “VIVA SANTA BÁRBARA E IANSÔ

  1. Ricardo Andrade Says:

    Belas as fotografias de Fernando Vivas… da cor e do jeito da Bahia. Vivas a Santa Bárbara e a Iansã! Parabéns, Fernando, parabéns Jary.

  2. Marlon Marcos Says:

    Nem tinha visto Elas aqui! Que festa vermelhidão: Oyá, Santa Bárbara e Maria Bethânia… Aplausos.

  3. silvestre Says:

    Assunto: Oração de Santa Bárbara para amarrar e trazer o amor que se perdeu!

    Leia com muita fé!

    Para amarrar e voltar o amor que se perdeu

    Oh minha Santa Bárbara! Que livras aquele que está desesperado e angustiado, me ajude nesse momento de dor e desespero. Sei o quanto vós és poderosa e forte. Sois mais forte que a violência dos furacões e o poder das fortalezas! Assim como tem força pra livrar a tempestade, assim eu te peço minha Santa, Fica sempre ao meu lado, faças com que (RMS) volte pra mim e fique comigo. Faças com que ele me ligue, me procure e me ame. Não agüento mais de tanto desespero e angustia. Sei que não tenho forças nem o poder de conquistar essa graça sozinha. Por isso, eu te imploro humildemente minha Santa Bárbara, me ajude nesse momento de tanta dor e tanto sofrimento. Ajude-me alcançar essa graça, para poder aumentar minha fé, ter a consciência de quanto és poderosa e milagrosa, e poder te adorar pra sempre. Interceda a Deus Pai, ao seu filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo em meu favor, minha Santa Bárbara! Eu sei que podes fazer isso! Traga (RMS) para perto de mim outra vez! Livre-me desse sofrimento, para que a cada vez que essa oração for lida por alguém desesperado e aflito, mais forte ela se tornará. Por isso vou mandá-la para os quatro cantos do mundo, pedindo minha Santa, PARA QUE ME CONCEDAS ESSA GRAÇA! AMÉM!

    Em seguida, rezar um Pai Nosso, três Ave Maria, Uma Salve-Rainha e um Credo.
    Publique essa oração em agradecimento, para propagar os benefícios de Santa Bárbara, a um coração aflito e desesperado, por um amor perdido.

  4. SANDRA Says:

    Oração a Iansã – Amor Eterno Peço à minha mãe Iansã/Santa Bárbara e as entidades que procuram e regem o amor, que me tragam o(ROGÉRIO L.F)que me amará serenamente,eternamente,que seja um companheiro apaixonado e romantico, compreensivo e dócil, verdadeiro e eterno na minha vida eu(SANDRA M.C)serei muito feliz com o(hlz)e ele só se sentirá muito feliz se estiver comigo(SANDRA M.C)esquecendo de todos e tudo que fez até hoje inclusive de ( de sua amante PAULA)E DOS FAMILIARES DELA;DA EX será ou nao dele so vcs sabem.Que eu(SANDRA M.C)seja a MULHER que lhe trará paz, amor,carinho, felicidade e muito sexo infinito de prazer e bem estar e que(ROGÉRIO L.F) me respeite e que seja feliz ao meu lado,que eu seja amada,consiga domar esse homem,seja RESPEITADA, DESEJADA COMO uma RAINHA para sempre pelo(ROGÉRIO L.F)e que nosso caso se transforme em “CASAMENTO” sério e dure para sempre e que ele sempre me diga a verdade.Iansã amarra este homem(ROGÉRIO L.F)na minha vida,que ele me ame e seja fiel a mim(SANDRA M.C), que não queira outras MULHERES nem loira,nem morena, nem mais jovem,nem mais velha, nem ESPOSA,só a mim(SANDRA M.C),que pense 24 horas e fique realmente louco de paixão e se estranhe ao perceber que não me tira da cabeça.Que o(ROGÉRIO L.F) descubra que está apaixonado e dominado por mim(SANDRA M.C)que me diga que sente minha falta,que eu(SANDRA M.C)sou muito importante na vida dele,confie em mim e me procure me aceite quando eu quiser de braços abertos sempre,e que ME deseje quer muito ficar comigo,que QUER SER MEU,que QUER SER PARTE DO MEU DIA da minha familia,que quer ser meu homem para sempre e que eu(SANDRA M.C)serei a única mulher que o fará feliz,que ele me assuma na sua vida para ser sua paixão e diga que tem muito medo de me perder, e não sabe o que realmente aconteceu mas se declare,que não pare de pensar um só minuto em mim. Por favor atenda meu pedido,Sra Iansã,minha Santa Bárbara,que a Senhora me proteja contra as mandingas e olho gordo,que proteja (ROGÉRIO L.F)também.Ninguém vive sem amor e eu preciso ser feliz,preciso ter o carinho,amor e o respeito do(ROGÉRIO L.F)a fidelidade deste homem,preciso ser amada por este homem(ROGÉRIO L.F)!,QUE ELE ESQUEÇA TODAS AS MULHERES MARAVILHOSAS QUE PASSARAM POR SUA VIDA E SÓ TENHA A MIM(SANDRA M.C)EM SUA MENTE e creio muito na minha mãe Iansã minha doce e guerreira Santa Barbara,me dê este presente,esta felicidade e a fidelidade dele.Que o(ROGÉRIO L.F)seja feliz comigo(SANDRA M.C)e que se realize sexualmente somente comigo (SANDRA M.C),que eu(lam)saiba encantar este homem todos os dias e o(ROGÉRIO L.F)me fará muito feliz! Que o(ROGÉRIO L.F)sinta muita saudade de mim,que ele mude,se transforme para mim e por mim,fique mais romantico,mais centrado, que o amor mude este homem,que pare de vez de pegar todas e só queira á mim(SANDRA M.C) que (ROGÉRIO L.F) sinta uma aflição, que sinta uma tristeza sem me ver(SANDRA M.C),mas no momento em que falar comigo se derreta em carinhos:só de ouvir minha voz;ME VER NO MSN;FOTO;IMAGEM,que se derreta de DESEJO, AMOR, DEDICAÇÃO, MEIGUICE, DENGO,tesão,enlouqueça de paixão, pois darei meu carinho,minha compreensão,minha amizade,meu calor e todo meu amor para ele.Que o(ROGÉRIO L.F)seja muito feliz ao meu lado,Minha SANTA BARBARA seja minha GUERREIRA nesta conquista,AMO muito esse homem(ROGÉRIO L.F) e sei que serei feliz ao lado dele, ele me completará.Faça com que(ROGÉRIO L.F) não fique muito tempo longe de mim e não queira ficar perto de sua amante (PAULA)OU qualquer outras hora nenhuma, em momento nenhum e em nenhuma situação,e que ele saia fora delas o tempo todo e que se estiver com elas,sempre broche…broche…e que vire mulher para sua amante(ab)sempre e para outras, que perceba a vontade de estar e ficar comigo e ser fiel a mim e ser gentil e meigo como nunca foi comigo,e QUE ME LIGUE ASSIM QUE ENTRAR DENTRO DA CIDADE DELE, QUANDO PISAR EM CASA,POIS NÃO CONSEGUIRÁ SEGURAR A SAUDADES DE OUVIR-ME E QUERER-ME POR PERTO,de sonhar comigo EM SUA CAMA,EM SEUS BRAÇOS,NO SEU CARRO,A TODO MOMENTO,EM BELO HORIZONTE,EM SAO PAULO,NO ESPIRITO SANTO,EM MINAS GERAIS,NO RIO DE JANEIRO,NA BAHIA em qualquer lugar que ele estiver,perceba que faço falta diariamente.Serei muito grata minha Mãe Iansã por conceder-me a graça de vossa misericórdia em atender o meu pedido. Assim Seja e assim será feito! Amém. Eparrê Oiá! Eparrê Oiá! Eparrê Oiá OBRIGADO MINHA SANTA BARBARA!!!

  5. ariana Says:

    uma linda e bela oraçao

  6. Priscila Martins Says:

    Feitiço de amarração rei Oxossi e ogum de ronda. Feitiço de amarração ORAÇÃO PARA AMARRAÇÃO NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁSPelos poderes de (Oxossi e ogum de ronda):( VLF ) virá agora atrás de mim. ACORDARÁ agora pedindo para voltar. (VLF) vai vir de rastro. Apaixonado, cheio de amor e carinho o mais rápido possível. ( Oxossi e ogum de ronda),eu terei esse poder que ele deixe de vez todas as mulheres e perca o medo de viver comigo,e assuma para todos o que sente por min.( Oxossi e ogum de ronda),AFASTE DE (VES) DE QUALQUER PESSOA,QUE ( VLF ) me procure a todo o momento,QUE ( VLF ) RASTEJE AOS MEUS PÉS , ME CUBRA DE CARINHOS beijos e abraços TODOS os dias.hoje e agora, que ( VLF ) ACORDE desejando estar ao meu lado que ( VLF )tenha a certeza que eu sou ápessoa perfeita para ele que o ( VLF )não possa mais viver sem mim (DDC).que o ( VLF )sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos do seus dias.agora com quem estiver onde estiver ele irá parar se estiver dormindo que acorde porque o pensamento, os sonhos de ( VLF ) esta em mim.e ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim a todo momento dos seus dias tenha o pensamento em mim que queira me ver,sentir meu cheiro me tocar e me ter com amor.Que o ( VLF ) queira abraçar-me beijar-me cuidar de mim proteger -me amar-me de verdade nas vinte quatro horas do seu dia, fazendo assim com que ( VLF ) me ame a cada dia mais e que sinta prazer só de me ver.( Oxossi e ogum de ronda).faça o ( VLF ) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá.que ( VLF ) tenha prazer apenas comigo que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença que o ( VLF )( só tenha paz se estiver comigo.agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome (Oxossi e ogum de ronda)em troca de amansar o ( VLF ) e trazer-lo de volta pra mim apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado,fiel e cheio de desejos aos meus braços,falando sempre a verdade e para que assuma o nosso amor e volte pra mim o rápido possível.que (VLF) sinta orgulhoso de dizer a todos que sou A MULHER DE SUAVIDA que jamais tenha vergonha de mim.que a minha vontade seja a dele também e que sinta uma imensa felicidade sempre que estiver comigo e Jamais queira de mim se separar .que eu (DDC) e o ( VLF )possamos viver em paz e unidos pelo amor. peço isso aos poderes de (Oxossi e ogum de ronda) QUE ASSIM SEJA , ASSIM SERÁ E ASSIM ESTÁ FEITO. PUBLIQUE IMEDIATAMENTEE TERÁS UMA SURPRESA

  7. Sandra Says:

    Linda oracao de santa barbara e iansã…muito poderosa!!!

  8. marta Says:

    ;Feitiço de amarração rei Oxossi e ogum de ronda. Feitiço de amarração ORAÇÃO PARA AMARRAÇÃO NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁSPelos poderes de (Oxossi e ogum de ronda):( VLF ) virá agora atrás de mim. ACORDARÁ agora pedindo para voltar. (VLF) vai vir de rastro. Apaixonado, cheio de amor e carinho o mais rápido possível. ( Oxossi e ogum de ronda),eu terei esse poder que ele deixe de vez todas as mulheres e perca o medo de viver comigo,e assuma para todos o que sente por min.( Oxossi e ogum de ronda),AFASTE DE (VES) DE QUALQUER PESSOA,QUE ( VLF ) me procure a todo o momento,QUE ( VLF ) RASTEJE AOS MEUS PÉS , ME CUBRA DE CARINHOS beijos e abraços TODOS os dias.hoje e agora, que ( VLF ) ACORDE desejando estar ao meu lado que ( VLF )tenha a certeza que eu sou ápessoa perfeita para ele que o ( VLF )não possa mais viver sem mim (DDC).que o ( VLF )sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos do seus dias.agora com quem estiver onde estiver ele irá parar se estiver dormindo que acorde porque o pensamento, os sonhos de ( VLF ) esta em mim.e ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim a todo momento dos seus dias tenha o pensamento em mim que queira me ver,sentir meu cheiro me tocar e me ter com amor.Que o ( VLF ) queira abraçar-me beijar-me cuidar de mim proteger -me amar-me de verdade nas vinte quatro horas do seu dia, fazendo assim com que ( VLF ) me ame a cada dia mais e que sinta prazer só de me ver.( Oxossi e ogum de ronda).faça o ( VLF ) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá.que ( VLF ) tenha prazer apenas comigo que tenha tesão somente por mim e que seu corpo só a mim pertença que o ( VLF )( só tenha paz se estiver comigo.agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome (Oxossi e ogum de ronda)em troca de amansar o ( VLF ) e trazer-lo de volta pra mim apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado,fiel e cheio de desejos aos meus braços,falando sempre a verdade e para que assuma o nosso amor e volte pra mim o rápido possível.que (VLF) sinta orgulhoso de dizer a todos que sou A MULHER DE SUAVIDA que jamais tenha vergonha de mim.que a minha vontade seja a dele também e que sinta uma imensa felicidade sempre que estiver comigo e Jamais queira de mim se separar .que eu (DDC) e o ( VLF )possamos viver em paz e unidos pelo amor. peço isso aos poderes de (Oxossi e ogum de ronda) QUE ASSIM SEJA , ASSIM SERÁ E ASSIM ESTÁ FEITO. PUBLIQUE IMEDIATAMENTEE TERÁS UMA SURPESA

  9. jamile Says:

    eu adorei as orações

  10. jamile nascimento Says:

    oração para amarrar alguém
    PELAS FORÇAS DO TROVÃO QUE A MINHA IMAGEM ENTRE EM SEU CORAÇÃO PARA Q NUNCA MAIS ESTE DIGA NÃO

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

